Uma História Sobre Plotters
Meados de 1998 eu Marden R. Alves, iniciei meus negócios na área de Comunicação Visual com uma impressora desktop da marca Epson e um computador 386 como dizíamos na época, após receber de acerto uma impressora Laser HP que produzi durante anos arte final em papel vegetal para produção de camisetas no processo de silk screen, com o dinheiro suado acumulado nesse tempo, resolvi comprar uma plotter de Recorte Mimaki, modelo G60 aquela de cores branco e verde, uma decisão bastante acertada na época, onde só haviam disponíveis na época a plotter de recorte Graphitec, Plotter Ioline, Plotter de recorte Roland, nesse momento não tinhamos nem comentários sobre os modelos de plotter de recorte com sensor, câmera nem mira laser para poder fazer o corte do contorno dos adesivos.
Anos se passaram e novas tecnologias de equipamentos foram lançados, entre elas muitos modelos Chineses como Plotter de Recorte Foison, Plotter com sensor Ginka, Plotter de Recorte de contorno GCC vendida pela empresa Akad, essa revira volta do mercado de plotters fez com que as marcas tradicicionais japonesas despencassem as vendas pela falta de competitividade de preços.
Eu ( Marden ) depois de muito anos como bureau de impressão, me deparei com uma estagnação de crescimento por volta de 2010, onde comecei a mudança de pensamento, resolvi focar em profissionalização da minha empresa e da minha pessoa, nessa época já estudava inglês muito seriamente e fui procurar em um curso intendo de MBA com professores super gabaritados da FGV etc, onde entre diversas aulas aprendi que empresas grandes não conseguem aumentar muito o valor de venda quando se tem concorrentes produzindo materiais semelhantes, porém uma das saídas era negociar a compra.
Inicialmente comecei a negociar descontos para compras a vista, depois repasse de cheques pré datados, tudo isso calculado para ter algum benfício que poderia ser revertido em menos despesas para aumentar nosso lucro. 1 ano depois, me deparei com a vontade de importar, estudei um pouco sobre e busquei amigos do segmento para me informar e o mais incrível de tudo que fui aconselhado a abandonar a idéia por estar entrando em um terreno desconhecido e cheio de burocracias para não estende o assunto e falar a verdade sobre os portos brasileiros. ( risadas ) De fato fizemos nossas primeiras importações e passamos perto do fechamento da empresa, pois a primeira carga ficou 5 meses parada no porto.
O interessante de toda experiência que acabou criando uma nova empresa Chamada Bannerjet, pois antes eu só tinha a It’s Sign e a BM1 Digital que era nosso buereu de grandes formatos de impressão Dgital.
Hoje em 2019 temos a felciidade de ter um plotter de recorte, importado pela nossa empresa e com potêncial de se tornar a plotter de recorte mais vendida do país durante anos pela superação de tecnologia e cuto.
Esse modelo que chamamos de Bannercut Campro possui alguns diferenciais ainda não vistos nesses modelos, Wi-Fi, painel touch screen, aliadas a um software de controle chamado Sign Master, dentro dele é possível fazer automação do desenho externo do arquivo assim como selecionar as facas vindas de outro software para que a plotter corte de acordo com sua necessidade mesmo sendo a faca diferente do arquivo impresso.
No painel é possível selecionar a língua portuguesa, inglesa, chinesa, russa e espanhola. Também temos a opção de cortar cartelas em um rolo fazendo com que o carro da plotter se mova automaticamente para a próxima cartela sem necessidade de interação humana fazendo com que a experiência do operador a produção seja aumentada dezenas de vezes.
Lançamos modelos de dieferentes medidas e preços, desde 39cm, 60cm light, 60cm, 1,20m, 1,50m e a Bannercut Campro A3 que recorta folhas soltas geradas por impressoras de gráfica rápida como Konica Minolta, Xerox, Ricoh entre outras.
Acaba que substituindo em grande parte as antigas corte e vinco que exigem um tabalho manual e longos prazos para entrega, a Bannercut Campro A3+ digitaliza esse processo trazendo possibilidades vantajosas para o meio cote das etiquetas rodadas na laser, geralmente destinadas para rótulos.
A demanda esta mudando para poucas tiragens e personalização em todos os setores, por isso as plotters de recorte independente da marca ser Roland, Mimaki, Foison, Mutoh, Graphitec, Ginka, ou outras com sensor, com mira laser ou câmera como a Bannercut Campro, o uso é indispensável dessas ferramentas valiosas de produção de corte.